Resposta ao Helton

Ufa!! Consegui escrever para você Helton. Desculpe a demora.
Claro que eu lembro de você rapaz! Ótimo ver a sua participação aqui no blog. Participação muito construtiva por sinal.

Cara, concordo contigo. A acusação do piloto, eu sabia que aconteceria na hora em que a imprensa divulgou o acidente. É típico deles, aliás é típico de qualquer ser humano desde a sua criação divina jogar a culpa em alguém (à exemplo: Adão e Eva). É um ato desumano, culpar quem nem aqui está mais. Mas de um clã que pratica a lavagem de dinheiro, que acha bonito fazer as coisas debaixo dos panos, que lucrar sem muitos esforços é diversão, não há como esperar boas atitudes. Culpemos quem está morto então né?!
Bom Helton, na faculdade eu tenho uma matéria que se chama Planejamento de Comunicação. E uma coisa que eu aprendi nesta aula é que toda empresa tem que ter - registrado no papel- uma visão e uma missão. Por exemplo, a visão da Apple é : "Mudar o mundo através da tecnologia". A missão é um texto mais comprido, mas é só afirmando a visão da empresa. Toda empresa, querendo ou não, nasce de um sonho empresarial. Mesmo que o sonho desse empresário seja lucrar e apenas lucrar, se ele quiser angariar pessoas e bons investidores ele tem que ter uma visão mais humana- se é que você me entende. Se ele quiser que um ótimo profissional queira trabalhar na sua empres, além de um bom salário ele tem que proporcionar uma visão, uma ideologia que chame a atenção desse profissional e o faça querer trabalhar lá. No caso da TAM ela tem como visão, ( as suas 7 visões) como a principal visão o lucro. Ou seja Helton, ela não faz nem questão de ao menos ser humana com seus clientes. A visão e a missão serve também , para conquistar credibilidade do cliente. Como então, confiar em uma empresa que fala na nossa cara que o único objetivo é lucrar com os seus clientes.
Sobre como eles cuidam das aeronaves eu já não sei, não posso dizer muito sobre isso. Mas eu acredito sim que tinha alguma coisa errada com a aeronave também. É claro que a culpa maior é do governo de São Paulo e das empresas aéreas que o pressionaram para a liberação antecipada da pista. Mas acredito mais ainda, que para obter lucro eles não queiram melhorar ou trocar a sua tripulação aérea. Os pilotos da TAM já reclamaram disso na mídia. Mas a atenção não está voltada pra eles, e sim para o piloto.
Eu não sei se o governo irá acordar para a o sistema aéreo do Brasil - queria que sim. Mas eu sei que o lucro está regendo a vida do ser humana. Já não sei até onde iremos. Não me arrisco em dizer.

1 comentários:

HM disse...

Primeiramente, desculpa pela demora em responder. E em segundo lugar, muito obrigado pela resposta.
Muito legal isso de uma empresa ter que necessariamente ter uma visão e uma missão. Mas no mundo em que vivemos, fica difícil saber o que é verdade e o que é marketing. A TAM poderia ter uma visão humana assim como a Apple, mas se ela colocasse uma frase bonita como "encurtar distâncias e tornar sonhos possíveis" por exemplo, ficaria mais bonito, porém menos verdadeiro. O lucro move o capitalismo, e todas as empresas de sucesso são capitalistas, assim como seus funcionários. Lutar contra o sistemas exige muita força e coragem, porque a derrota é quase sempre inevítavel. Por isso não culpo ninguém. Agradeço a vocês jornalistas por tentarem abrir nossos olhos, digo isso sobre os bons jornalistas, pois também há os manipuladores. A informação é o caminho, é o inicio de tudo. Vocês estão de parabéns pelo blog.
Beijos

Quantos estão aqui

Twittando

Twittando

Pergunta aê!

Redes Sociais

Minhas Publicações

Não sou otária!

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau

E disse Rousseau...

"Portanto, nunca se saberá com quem se está lidando: será preciso, pois, para conhecer o amigo, esperar as grandes ocasiões, ou seja, esperar que já não haja tempo para tanto, uma vez que é para essas mesmas ocasiões que seria essencial conhecê-lo."
no século XV

Seguidores