L'amour

Gustav Klimt
“ O segredo da vida não é viver, mas ainda encontrar motivos para viver “ Dostoiévski

Continuo a questionar a dificuldade que encontro em verdadeiramente amar. Não me contento com as respostas supérfluas que encontro. Defini-lo já consegui. Não é sentimento. É atitude. Já disse; “Digo amo, mas odeio? Não. Amo mesmo com atitudes odiáveis”. O sentimento é traiçoeiro, não imaginam vocês o tanto que ele engana. Tal como o coração, a máquina que fabrica os sentimentos. Mas infelizmente, creio eu, todos somos sentimentos. Mais sentimentos que amor. Ocasionalmente nos apaixonamos, e acontece que amamos. É lindo, até sentimentos confundir-nos. Já vos disse: é traiçoeiro.

Certamente se perguntássemos para Jesus qual a única lição que ele queira reforçar à humanidade, ele responderia “Ame a teu próximo como a ti mesmo”. E essa lição é ensinada tantas e tantas vezes na Bíblia. E não é a toa. É difícil amar. É difícil aceitar que amamos. É difícil nos deixarmos amar. Porque se tu amas, caro companheiro, devo avisa-lo que vulnerável estás, mas o certifico que mais bem aventurado entre os homens tu és. Aviso-o que as pessoas desconhecem o amor, e por isso os seus sentimentos elas irão ferir. Tido como tolo, tu serás. Mas a riqueza de teu coração transbordará. Pois se tu amas, sabes controlar teu perspicaz coração.

Difícil aceitar que algumas pessoas mudam. Difícil aceitar que certas coisas nunca irão mudar. Pois é assim que as coisas são. A arma mais poderosa que conheço é o ser humano. Outrora nos machucam nos desconstituem, nos despedaçam, mas concomitantemente são doces e nos desarmam, e assim... duvidamos, mas perdoamos. E mais rápido que a velocidade da raposa quando corre atrás do coelho ingênuo, nos atacam e tornam a nos destruir. Difícil é dizer não. Mas que garantia temos? Pessoas mudam . E confesso, realmente mudam.

É por essas desilusões e muitas outras que existe a esperança. A esperança dói, engana, mas funciona quando alguns sentimentos extrapolam. Às vezes é a única coisa que nos mantém vivos. Porque é difícil amar, e muitas vezes é difícil encontrar razões para amar. Mas, acredito na esperança que ultimamente me assola, e então, Amo. E não há como fazer nada além de amar. Porque o mundo é redondo. Porque a minha flor é a tulipa. Porque a minha diversão é o balanço. Porque o meu desejo é chocolate. Porque o meu céu é chuvoso. Porque a minha vida é simples. Porque eu não sei o por quê mas... eu amo. Porque tudo parece ser nada se eu não te amar. Porque esse é o motivo que eu encontro para viver.


Amo.....

mesmo difícil sendo.
Ana Paula Bessa,
amante do pensar.


2 comentários:

Maria Carolina disse...

Nossa, que blog lindo(visualmente e textualmente também! Quero um desse pra mim (rs). O que é só meu (www.peloscotovelos.blog.com) tem uma semana de vida, bem cru, ainda não saquei direito que escrever, o que agrada, e não consegui que muitas pessoas comentem nele... Mas é assim, né?
Sabe que perguntei de vc pra Mari? Como vc está? Onde vc tá estudando? Bom.. vou para de escrever e ler os textos que vc me indicou!
Um beijo, foi uma ótima surpresa ler o seu comentário...pode deixar que vou ser uma visitante assídua do seu blog!!!!

lumagarao disse...

Oi Ana! Claro que me lembro de você! Sempre talentosa e obstinada.
Parabéns pelo seu blog, está muito bem feito e bem escrito.
Obrigada pela iniciativa de dar um alô no meu!
Um super beijo pra você e sucesso.

Quantos estão aqui

Twittando

Twittando

Pergunta aê!

Redes Sociais

Minhas Publicações

Não sou otária!

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau

E disse Rousseau...

"Portanto, nunca se saberá com quem se está lidando: será preciso, pois, para conhecer o amigo, esperar as grandes ocasiões, ou seja, esperar que já não haja tempo para tanto, uma vez que é para essas mesmas ocasiões que seria essencial conhecê-lo."
no século XV

Seguidores