Hoje, deveras o que há de ser ontem.
Gustav Klimt
"Quando pesquisas mais sutis e um gosto mais refinado reduziram a princípios a arte de agradar, reina em nossos costumes uma vil e enganosa uniformidade, e todo os espíritos parecem ter sido lançados numa mesma fôrma: incessantemente a polidez exige, o decoro ordena; incessantemente seguem-se os hábitos tradicionais, jamais a própria índole. Já não se ousa parecer o que se é; e, nessa coerção perpétua, os homens, que formam esse rebanho a que se chama sociedade, postos nas mesmas circunstâncias, farão todos as mesmas coisas, se motivos mais fortes não os desviarem. Portanto, nunca se saberá com quem se está lidando: será preciso, pois, para conhecer o amigo, esperar as grandes ocasiões, ou seja, esperar que já não haja tempo para tanto, uma vez que é para essas mesmas ocasiões que seria essencial conhecê-lo."Jean-Jeacques Rousseau, no livro "Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens" no século XV
Impressiona-me a rapidez da evolução tecnológica e a ociosidade da evolução social. Impressiona-me como o passado confirma o presente. Impressiona-me como a humanidade não sabe acrescentar a intelgiência à sabedoria. Distinguem-se, embora entrelaçadas deveriam estar.
Possuimos apenas físicos, engenheiros, matemátiocs, cientistas. E isso é o que se pode alcançar com a luxúria. O que desconhecem os leigos é que com a luxúria não se formam cidadãos. O quê estou dizendo? Não. Direi melhor. Com luxúria não se deveria formar cidadãos. Tais profissionais não eram para passar desapercebido, ou melhor, notados apenas por variáveis. Deveriam ser cidadãos.
Impressiona-me a desonestidade, a falta de lealdade, a falta e talvez a banalização da atitude amor. Oras, pois claro que é atitude. Por acaso digo amo, mas odeio? Amo, mesmo com ações odiáveis.
Como é difícil ser amado pelo mesmo gênero. Oh mulher como encontro dificuldade em relacionar-me contigo! O que reina dentro em teu coração é inveja, é malícia, é sentimento de posse. Não entende que viestes a este mundo para não possuir alguém. Ninguém possui outrem. Alguém sente outrem. Alguem age com outrem. Oh mulher como tem sido tão igual. Levada por meras palavras medíocres, imagens futeis. Não vedes que és melhor do que isso. Não vedes que podes possuir sinceridade em teu coração. Não a conheço mais. Achas que beleza basta, mas quando a inteligência da amiga transparece és a primeira a criticar. Como é difícil encontrar-me dentro de ti.
É incompreensível desvendar o mistério que é viver. Viver dói. Quando do ventre somos tirados, choramos. Choramos porque o primeiro ar que respiramos dói. E esse é o maior fardo da vida. Respirar. Manter a respiração. E é por isso que o céu é tão azul. Que as flores são tão coloridas. Que as árvores são tão altas. Que as amizades - às vezes - são tão duradouras.
Embora tais mistérios me fazem azul, encontro-me alegre. Encontrei companheiros. Encontrei lealdade. Encontrei jóias. A procura é árdua. Mas, para tal aventura não corro sozinha. Tenho ao meu lado quem sempre foi humilhado, e tais companheiros que conquisto nessa jornada. Sim, eles existem. Meus rubis, minhas tulipas, meus sorrisos. Ousaria em dizer meu petróleo, mas isso humilharia meus companheiros, porque não possuio com eles relação semelhante.
Agora, prossigo. E sigo em frente sabendo que mais dores virão. Mas todas elas são minhas. E faz-me ser, diferente da fôrma contemporânea.
Ana Paula Bessa,
Reinauguração do Blog!
Quantos estão aqui
Twittando
Pergunta aê!
Jean-Jacques Rousseau
E disse Rousseau...
no século XV
5 comentários:
Devo discordar de você, pois não acho que seja difícil ser amado pelo mesmo gênero nem pelo oposto. Difícil é aceitar os defeitos alheios e conviver com eles, sem críticas ou comentários. E ainda mais difícil é perceber os próprios defeitos, não aqueles evidentes, mas aqueles que não acreditamos ter e que sempre apontamos no outro.
É fácil fazer uma análise das coisas, mas o que todos querem é a solução. Isso sim é difícil de conseguir.
Helton
Mas então helton o amor não é feito diso?: "aceitar os defeitos alheios e conviver com ele,sem críticas ou comentários. E ainda mais difícil é perceber os próprios defeitos, não aqueles evidentes, mas aqueles que não acreditamos ter e que sempre apontamos no outro." Disso se faz o amor, o sentimento livre de cobranças feito de compreensão, compreensão esta que advém primeiramente do amante para só depois ser capaz de atingir o ser amado, portanto concordo com Ana Paula que seja difícil amar o que lhe é oposto, pois a tendência natural do homem egoísta é supervalorizar suas qualidades e desvalorizar seus defeitos!
Keka legal você comentar o meu comentário. Acredito sim que o amor contenha isso, essa aceitação dos defeitos próprios e dos alheios. Mas o amor não é isso. Aceitar os defeitos é só um passo pro relação dar certo e durar. Porém se pode amar loucamente sem que isso aconteça e ele vai ser infinito enquanto durar.
Se o egoísmo é uma tendência natural, então ninguém é oposto são todos semelhantes porque todos o possuem, a diferança está apenas na intensidade.
Acho que quando se trata de amor voce passa a enfentar e aceitar os defeitos do outro. Na verdade deve existir uma parceria, se o amr for correspondido nao é aceitar o defeito, mas tentar muda-lo. Sabe porque amar é tao dificil? Porque o amor foi banalizado de tal maneira que qualquer um diz que ama. Saber é amar é pra poucos. Acho que é abaixar a cabeça algumas vezes e se impor em outras. Sendo oposto ou nao o amor precisa apenas de ser decifrado de uma forma sabia. E ai sim vive-lo independente de qualquer defeito.
LIKTH, não acredito que no amor é necessário mudar os defeitos do outro, porque a beleza de sermos os que somos consiste nos nossos defeitos e qualidade, se nós mudarmos estamos nos esteriotipando. E isso ao meu ver é péssimo. O que acredito é que existem alguns defeitos que devem ser evitados, mas nunca transformá0los, mudá-los, acho que piora. E se houver amor, ele será evitador por amor. O que é muito difícil entende?! Porque como vc disse: " Saber amar é para poucos"... Mas como eu desejo que seja par muitos!
Muito obrigada por participar do blog edar a sua opinião! Adorei!!!
Muito grata,
Ana Paula Bessa
Postar um comentário