O QUÊ A FALTA DE INFORMAÇÃO FAZ!!!!!!!
Chegou em minhas mãos, pouco mais de uma semana, o DVD pirata do filme Tropa de Elite. Sinceramente, tinha um preconceito enorme quanto à filmes brasileiros. Assiti à vários, os únicos que gostei foram Lisbela e o Prisioneiró, O Coronel e o Lobisomem, Deus é Brasileiro, Dois filhos de Francisco e Carandiru. Achava que o cinema brasileiro poderia ser mais crítico e para a minha alegria foi nesse filme Tropa de Elite.
Semana antes de receber o DVD, já tinha visto algo sobre o filme na mostra de cinema que teve no rio, mas assim que vi o Wagner Moura falando alguma coisa mudei de canal porque o meu preconceito com o cinema brasieliro era grande. Ouvi pelos corredores da universidade que estudo dizer que o filme vazou da mão dos produtores e já estava nos camelôs.
Sábado (6 de outubro) assisti o filme. Confesso que achei o final meio esquisito, mas não tirou o gosto que tive de assistir o filme. E de uma hora pra outra mudou o meu conceito do cinema brasileiro. Empolguei-me, isto é fato. Mas os créditos dos filmnes brasileiros aumentou. E, de certa forma, me fez querer trabalhar para um novo rumo do cinema brasileiro. Vocês sabem... jornalista sempre quer contribuir para alguma coisa.
Hoje, fui ler críticas sobre o filme. E soube que o filme vazou e a versão que chegou aos camelôs, foi uma versão não finalizada. Lendo sobre isso, lembrei que o filme não tinha a parte dos créditos... mas como era um dvd pirata não liguei.
Agora quando voltei do almoço, numa conversa despretenciosa, ouvi que a versão do cinema teve umas partes cortadas. Censuradas. Mas ainda não encontrei informações que torne esse argumento verídico.
Bem, este post tem por objetivo dizer duas coisas. A primeira é que não importe o tanto que você se informe, você sempre será ignorante em algum assunto. O perigo está na obstinação do conhecimento. Pensamos que sabemos alguma coisa. Lemos para confirmar isso. Mas, embora o conhecimento seja libertador, corremos o perigo de nos libertarmos para a obstinação. A veracidade da informação, na maioria das vezes, será difícil comprovar. Mas a busca pela informação é a chave para a não-obstinação e para o não-comodismo.
A segunda é : não importe o quanto lutemos, sempre haverá sistema. Haverá sistema até mesmo na maneira de coordenar a mobilização e a futura revolução. Mesmo que poderes caiam, o sistema governará. Porque não é de hoje que há a corrupção. Começa desde antes, para quem acredita em Deus. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o conformismo não é a solução. Existem duas soluções. Ou você adere ao sistema. Ou você luta contra o sistema. O que não se deve fazer é acreditar no sistema e acreditar que o sistema conservará a humanidade. Isso é tolice. E a tolice não cabe aos brasileiros. A tolice nós deixamos para quem manda no sistema. Acreditem lutar contra o sistema pode parecer utópico, mas é muito fácil. Se você lê e você se informa, e se preocupa com o nível de informação que você recebe, você já luta contra o sistema. E há tantas formas para humanizar o sistema e para deter o sistema. Leia este blog e os blogs que indico!!!
Ana Paula Bessa
"Aspira"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quantos estão aqui
Twittando
Pergunta aê!
Jean-Jacques Rousseau
E disse Rousseau...
"Portanto, nunca se saberá com quem se está lidando: será preciso, pois, para conhecer o amigo, esperar as grandes ocasiões, ou seja, esperar que já não haja tempo para tanto, uma vez que é para essas mesmas ocasiões que seria essencial conhecê-lo."
no século XV
no século XV
0 comentários:
Postar um comentário